Actualidade do Romance Queirosiano

"Num ponto, o queirosianos são unânimes - um século depois de escrita, a obra de Eça de Queirós permanece incrivelmente actual",
de Sara Belo Luís, in Visão, 01-06-2000

15 comentários:

  1. Concordo plenamente com esta frase pois Eçã de Queiroz tratou um assunto que ainda permanece nos dias de hoje na nossa sociedade aparentemente perfeito mas que classifica ainda o incesto com um tabu iterno...

    Ass:João Tavares

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente com esta afirmação, pois este tema ainda está completamente vivo na sociedade moderna, tendo sido este tema tratado á cerca de um século, e mesmo assim permanece o interno dilema entre as diversas religiões e regimes politicos ao longo de todo o mundo.
    Ass: Mauro Martins

    ResponderEliminar
  3. Isto revela, que a actualidade em relação ao romance e amor, não mudou assim tanto, como imaginamos, e que apesar de tanta coisa mudar, estes ficaram sempre iguais, visto serem puros e verdadeiros.

    ResponderEliminar
  4. Através da leitura da obra Os Maias conseguimos verificar uma parecença muito grande com o tempo retratado com os tempos actuais.

    Ass: Hugo Pascoal

    ResponderEliminar
  5. Esta frase da-nos a entender que a escrita de Eça de Queirós revela uma enlace a nível amoroso.
    Isto esta presente nos nossos dias de hoje pois é uma historia em que relata uma historia de amor nao veridica mas a sua critica é verdadeira.

    ResponderEliminar
  6. Os Maias, serão sempre uma obra actual, pois são inseridos nos conteúdos escolares, deste modo terão sempre de ser lidos e nunca serão esquecidos. A obra também é actual pois os tempos, estes sim mudaram agora a sociedade no meu ponto de vista nao mudou muito, sendo parecidos actualmente em inúmeros pontos os mesmos que antigamente.
    Rita Lopes da Costa

    ResponderEliminar
  7. A frase acima descrita mostra que Os Maias foram, são, e continuaram a ser, uma obra bastante actual.
    Devido a sua escrita do romantismo.

    ResponderEliminar
  8. concordo com a frase aqui exposta sendo que o tipo de sentimentos demonstrado nesta obra, são o amor, tristeza entre outros são temas ainda muito actuais.

    Ass: Micael

    ResponderEliminar
  9. A obra de Eça de Queiroz já tinha um pensamento futurista pois assim podia ter boas ideias e mais formas de desenvolver a suas escritas.

    ResponderEliminar
  10. Este comentario é meu Ass: José Maria
    3 de Maio de 2011 03:45

    ResponderEliminar
  11. A obra de Eça de Queiroz já tinha um pensamento futurista pois assim podia ter boas ideias e mais formas de desenvolver a suas escritas.

    ResponderEliminar
  12. Concordo! Muitas das cenas de Os Maias acontecem hoje em dia, talvez ainda mais frequentemente.

    Ass: Pedro Costa

    ResponderEliminar
  13. Também concordo porque podemos desfrutar dos pensamentos e das ideias de Eça de Queiroz por ser um escritor com uma reflexão espectacular

    Ass: João Silva

    ResponderEliminar
  14. Não podia concordar mais com esta frase, toda a historia ao redor d`Os Mais é uma historia completamente actual e, na minha opinião, será uma historia que ira permanecer actual durante muito tempo.

    ResponderEliminar
  15. O humor Queirosiano está e estará sempre presente na literatura Portuguesa, e esta obra não é excepção. O humor e drama aqui presentes são do melhor que há na nossa cultura, e agradeço ao Eça de Queiroz o facto de ter criado esta peça para que eu e muitos possam desfrutar dela nos tempos livres.

    ResponderEliminar