Ler "Os Maias", hoje em dia, é como se estivéssemos a ler o nosso presente, ou até mesmo o dia de amanhã. Na verdade, Eça de Queiroz era um grande visionário pois adivinhava o futuro, visto o seu romance ser transponível. Isto acontece porque esta obra é um romance que todos nós lemos, mas não notamos a diferença de séculos por consistir numa história muito verídica que pode ocorrer na nossa vida também.
Por último, esta grande obra dá-nos a conhecer que, naquela época, já existia o debate de vários temas, como o adultério, o incesto, a bancarrota, a educação, a influência da educação na vida adulta, a diferença entre ricos e pobres e o novo riquismo, entre outros problemas no nosso dia-a-dia.
Nos dias de Hoje os Maias são como uma antiguidade Futurista porque Relata acontecimentos de Hoje em dia e e personalidades do romantismo que ainda se aplicam nos dias de Hoje!!!
ResponderEliminarOs Maias é uma obra estupenda, uma historia cativante com pormenores magníficos faz desta obra, na minha opinião, uma das melhores obras românticas de todos os tempos.
ResponderEliminarEsta obra embora antiga relata um pouco de toda a nossa sociedade, os temas tratados na obra são temas de que se fala muito hoje em dia.
ResponderEliminarAss: Mário duarte
Sim, os Maias sao um tema muita actual, até faz lembrar as novelas da TVI e da SIC.
ResponderEliminarNos dias de hoje o livro dos Maias é considerado uma obra antiga mas o conteúdo da obra é considerado dos dias de hoje
ResponderEliminarOs maias são uma obra totalmente intemporal, pois com o passar de todos estes anos a obra acima referida ainda se mantem actual, assim deste modo transmite um prazer de leitura que nunca vai diminuir pois irá manter-se actual
ResponderEliminar"Os Maias" problematizam a vida da sociedade portuguesa da segunda metade do séc.XIX, definindo-a pela negativa, propondo deste modo, não um modelo a seguir mas uma reflexão crítica e desapaixonada, primeiro passo que leva à transformação.
ResponderEliminarEça procurava Realismo e Naturalismo nas suas obras, e é isso que torna "Os Maias" uma obra de importante estrutura e com um desenvolvimento de interessante leitura...